terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PASSARALHO NOS JORNAIS PORTUGUESES

Cerca de 2/3 dos funcionários serão demitidos - Foto: Reprodução

A crise que está causando estragos entre as empresas de comunicação do Brasil, também anda derrubando empresas em Portugal. Nesta segunda-feira (30), os acionistas do diário i e do semanário Sol, decidiram encerrar as atividades da Newshold, detentora dos dois títulos. A empresa é comandada por Álvaro Sobrinho, ex-presidente do banco BES Angola.

De acordo com o o jornal Público, um novo projeto jornalístico deve manter os veículos. A iniciativa, porém, deve cobrir apenas um terço dos empregados efetivos da atual estrutura. Com a mudança, 120 funcionários serão demitidos. Apenas 66 permanecerão, mas com salários inferiores.

O fim das atividades da Newshold também pode implicar na manutenção dos títulos, que obtiveram prejuízos no ano passado. A Associação Portuguesa de Controle de Tiragens indicou que o jornal i encerrou 2014 com uma média de circulação paga de 4.118 exemplares por dia. Já o Sol teve uma média de 23 mil jornais vendidos por semana.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas local, Ana Luísa Rodrigues, repudiou a medida e alertou para que os funcionários não assinem documentos que possam, eventualmente, retirar direitos que possuem.

Fonte: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário