terça-feira, 8 de dezembro de 2015

JORNALISMO - Situações que vivemos ou viveremos

JORNALISMO, profissão louca, estressante, mas encantadoramente apaixonante, e não é só pelo correria diária que ela nos proporciona, mas pelos momentos marcantes que ela nos proporciona.

Resolvemos fazer um mini resumo dessas situações, quem sabe você já viveu algo parecido.

1 - AMIZADE


Por mais humilhante que seja a situação, 
você sempre pode contar com os camaradas!

Quantas vezes um fotógrafo, cinegrafista ou repórter já foi agredido em plena pauta? E quem é que, geralmente, o socorre dessas confusões ou, até mesmo, acaba no meio do rolo para "apanhar junto"?? Isso mesmo, os seus parceiros de equipe de reportagem que, geralmente, são formadas por esses profissionais citados acima, incluindo os motoristas. Se você trabalha na área da comunicação, com certeza já passou por alguma situação parecida.

Não importa a situação, os camaradas 
sempre estão prontos a ajudar!

2 - QUASE LÁ

Chegou perto de um grande dia, 
mas a Lei de Murphy surgiu!

Pauta dada é pauta cumprida, mas imprevistos acontecem e, na maioria das vezes, sempre aos 45 do 2º tempo. Você já está com o gosto do dever cumprido, quando recebe um telefonema de uma fonte primordial ou do entrevistado que é a base da sua matéria, derrubando a pauta. O chão se abre, o tempo fecha, o coração para e a boca seca. Não tem saída, a sua matéria de capa desmoronou e só restou o "eu estava quase lá".

Tudo certo para manchetar e.... 
algo inesperado de derruba!

3 - O INESPERADO ACONTECE!

Nada como o gostinho da vitória quando não acreditavam em você

É o oposto do "Quase lá", ele ocorre quando você pega uma pauta fraca, que você olha para o chefe de reportagem com cara de "Sério?", mas O Inesperado Acontece e você transforma aquela pautinha de merd@ em uma put@ matéria, por meio do levantamento de informações, fontes ou qualquer p#rr@ dessas, mas o importante é que você sai da redação com aquela cara de "sou fod@stico".

"Eu sou f#d@, que dia!!!"

4 - O RECONHECIMENTO

O jornalista se sente o máximo, não tem sensação igual

Quem nunca se sentiu o máximo quando ouviu elogios ou comentários sobre a sua matéria, sem que as pessoas soubessem que a matéria foi feita por você? O peito infla, o coração transborda de orgulho e o nariz raspa o teto de tão empinado que está, essa é a sensação do trabalho cumprido e, principalmente, muito bem feito.,

Por fora se mostra tranquilo e frio, mas por 
dentro: "Fui eu que fiz, essa matéria é minha"


5 - F#DEU

Pauta bomba na mão, mas algo saiu errado e 
uma informação errada f#deu a edição inteira

Todos temos um dia de cão, onde tudo sai errado, mas até ai tudo bem, contanto que seja apenas no campo pessoal, porque no jornalismo, camarada, não pode ter erros e, dependendo da matéria, um erro f#de a edição inteira, não importa se é uma notícia mal apurada ou falha do entrevistado, o que importa é que a cagada é SUA!
"Que merd@ que eu fiz?"

6 - TROCA DE PLANTÃO COMIGO??

"Nem f#dend#!"

Todo mundo que ingressa no jornalismo sabe que os plantões fazem parte do trabalho e não tem como fugir deles, mas sempre tem alguém querendo fazer a famosa troca de plantões. "Cara, eu tenho um casamento da irmã da tia, do primo do vizinho do meu cunhado e eu não tenho como deixar de ir, troca comigo e o próximo plantão é meu". Com a proximidade de feriados, por exemplo, as redações se tornam grandes pontos de negociação.

"Nem vem que eu não troco"
7 - ESTRESSE

Quem nunca se viu "batendo os 
pinos" por conta do estresse?

Como já foi dito anteriormente, o jornalismo é muito estressante e se não tivermos uma válvula de escape para descontrair, relaxar e desencanar, mesmo que seja um pouquinho apenas, o risco de entrarmos em parafuso ou termos problemas de saúde são gigantes. O jornalismo é uma das profissões mais estressantes do mundo e fugir desse estresse não é uma opção, é uma obrigação.

O negócio é evitar situações como essa rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário