quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ESPAÇO FOCA Nº 14 - Geovanna Garcellan

Foto: Arquivo pessoal/Geovanna Garcellan

A 14ª entrevistada do Espaço Foca é a eficiente Geovanna Garcellan, 18 anos, aluna do 4º semestre do curso de Jornalismo na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Paulistana de nascimento e susanense de moradia, Geovanna adora fazer aulas de ballet, ir ao cinema e à exposições artísticas quando consegue se desvencilhar, um pouco, do jornalismo.

Sempre em busca da evolução, a nossa colega foca costuma tomar como exemplo e colocar em prática o que há de melhor nas pessoas, e, claro, aprender com os meus próprios erros.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

100C - Porque o jornalismo?
GG - Porque no jornalismo não há rotina, cada dia é uma surpresa, um lugar diferente, um entrevistado novo. E é isso que eu busco na minha vida, foi no jornalismo que eu me encontrei.

100C - Você está estagiando? Se estiver, fale onde e o que faz e por onde já estagiou.
GG - Estou há um ano e três meses estagiando como repórter no jornal AT Notícias. Fui contratada pouco depois de começar a cursar jornalismo, e desde então tenho aprendido muito conciliando a teoria à prática.

100C - Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava?
GG - Eu me surpreendo cada vez mais. Conheci pessoas legais e interessantes durante esse tempo, e enfrentei desafios que só me agregaram coisas boas. É claro que na prática tudo é diferente, mas a felicidade que o jornalismo me proporciona é exatamente o que eu esperava.

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
GG - Eu admiro muito o Nicholas Modesto, um verdadeiro talento da fotografia que atualmente está estagiando no Globo Esporte, e a Letícia Santiago, que já estagiou na Rádio Metropolitana e agora é repórter da Nossa Rádio.

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
GG -  Gosto muito da UMC. A maioria dos professores são muito atenciosos e preparados para as aulas, e em nosso laboratório, o Labcom, temos todo o material/equipamento necessário para as aulas práticas.

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
GG - Continue com esse trabalho maravilhoso e bem-feito! É muito importante ter um espaço dedicado aos jornalistas.

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
GG - O que eu percebo muito é a dificuldade dos estudantes em conseguir o primeiro estágio. E o mais agradável, com certeza, são as diversas perspectivas de atuação na área.

100C - Você tem algum trabalho paralelo ao jornalismo? (ex.: blog, freela, entre outros)
GG - Recentemente criei o blog Dona Flor, onde escrevo sobre um pouco de tudo: cultura, livros, filmes, passeios, eventos e assuntos do cotidiano. O espaço é novo, mas eu tenho muito carinho por ele.

Foto: Arquivo pessoal/Geovanna Garcellan

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
GG - De fato é muito triste a desvalorização do diploma, porém não vejo isso como um problema para a minha formação. No mercado de trabalho atual você tem que ser um bom jornalista para garantir uma vaga de sucesso, e isso não acontecerá sem estudos.
Quanto ao salário, bem, não está fácil para ninguém rs. Mas realmente não posso reclamar, mesmo morando fora da casa dos meus pais tenho conseguido dar conta de tudo.

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
GG - Gosto de conciliar os dois, acho que fazendo isso eu aprendo mais. A teoria é muito importante e essencial para uma boa formação, mas nada com a prática para nos mostrar as “manhas” do jornalismo.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
GG - Muito importante para que os focas ingressem neste mundo jornalístico e tenha contato com os profissionais da área.

Ping-Pong

100C - Time
GG - Não tenho preferência por time.

100C - Sonho
GG - Viajar o mundo.

100C - Jornalismo
GG - Paixão.

100C - 100 Comunicação
GG - Interação.

100C - Passado
GG - Aprendizado.

100C - Presente
GG - Oportunidade de mudança.

100C - Futuro
GG - Realizações.

100C - Livro
GG - Difícil escolher um só. Gosto muito de ler as obras de Gabriel Garcia Márquez.

100C - Música
GG - De preferência, brasileira.

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo.
GG - Se este é o seu sonho, não desista! Fazer o que se ama é sempre a melhor opção.

100C - Deixe três sugestões de focas que você gostaria de ver nesta seção:

GG - Jeisy Costa, Letícia Hilário e Nicholas Modesto.

CONFIRA todas as entrevistas do Espaço Foca, clicando AQUI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário