quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ESPAÇO FOCA Nº 13 - Kessy Christine

Foto: Arquivo pessoal/Kessy Christine

Chegou a vez de Kessy Christine, 23 anos, ser a entrevistada do Espaço Foca. Cursando o 8º semestre de Jornalismo na UNG (Universidade de Guarulhos), a futura jornalista que está aliviada por ter entregue, há poucos dias, o “tenebroso” TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é muito focada e determinada, além de ser um pouco teimosa.

Kessy costuma praticar esportes e o que ela mais gosta é o “Telespectadorismo”, ou seja, assiste a todos (aliás, o editor deste blog também é adepto deste esporte). Piscinana com ascendente em câncer, a foca diz ver muito das características desses signos em sua personalidade, apesar de não crer muito nisso. A nossa colega foca costuma buscar nos livros, filmes, internet ou nos famosos “rolês” com os amigos, o ar e a distração que todo jornalista precisa, quando não está “respirando o jornalismo”.

Confira abaixo a entrevista na íntegra e conheça mais dessa futura colega de profissão:

100C - Porque o jornalismo?
KC - O Jornalismo me escolheu. Não sei explicar o motivo disso, só que desde criança eu falo em ser jornalista e nunca me vi cursando outra coisa.

100C - Você está estagiando? Se estiver, fale onde e o que faz e por onde já estagiou.
KC - Faço estágio no Departamento de Comunicação da Prefeitura de Arujá.

100C - Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava?
KC - É mais do que eu esperava, ainda mais porque na Prefeitura eu lido diariamente com a assessoria de imprensa, que é uma área que eu nunca tinha levado como possibilidade de seguir, sabe? E mesmo que o modelo seja um pouco mais fechado, diferente das redações em geral, a gente nunca tem uma rotina. Acho que isso é o que mais me encanta no jornalismo: uma hora falar sobre futebol e na outra sobre economia, por exemplo.

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
KC - Que tarefa difícil. Consigo destacar uns 5: Bruno Martins, que hoje é repórter do jornal O Ouvidor, em Santa Isabel, Jéssica Silva, Dayane Bárbara, Mariana Fridman, Ruana Priscila, Ana Laura Soares...

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
KC - Confesso que no começo eu ficava meio com o pé atrás. Embora a UnG tenha um nome na região e um bom conceito, como todo calouro eu tinha medo dessa falta de representatividade no mercado influenciasse em algo no meu futuro. Mas hoje, concluindo o curso, eu vejo que não tenho que reclamar. A universidade não me deixou em falta com nada, seja em estrutura ou ensino. Até mesmo por isso foi difícil elencar os colegas na questão acima.

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
KC - Só continue propagando e valorizando a nossa profissão, por favor, rs

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
KC - É um consenso entre os alunos que entrar na área é bem difícil, então essa é a maior dificuldade que a gente aponta, ainda mais com o mercado do jeito que tá. Mas o mais agradável é que foca é muito corajoso. Por sermos recém formados, a gente mete a cara, não tem medo, quer aprender de tudo até encontrar o "nosso lugar", então isso é um ponto muito positivo.

100C - Você tem algum trabalho paralelo ao jornalismo? (ex.: blog, freela, entre outros)
KC - O TCC rendeu um Vlog comandado por mim e pela Jéssica Silva. No momento a gente só conta um passo a passo de tudo o que fizemos, mas a ideia é expandir o canal no Youtube e produzir bastante conteúdo audiovisual, que é a área que a gente mais se sente à vontade (embora as duas também gostem muito de escrever). Os dois eps que produzimos por enquanto podem ser acessados aqui: https://www.youtube.com/channel/UCAhhJM0e11eI13VAg720ydQ

Foto: Arquivo pessoal/Kessy Christine

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
KC - Ah, eu não vejo lado negativo em nenhuma das coisas, rs. O meu salário de estagiário tem dado conta das minhas necessidades. Como eu moro com minha mãe e tenho total apoio e incentivo dos meus pais, quando a coisa aperta eles sempre dão aquele help salvador. E quando eu entrei na faculdade de jornalismo já existia essa questão do diploma, então não posso reclamar disso. A esperança é que o diploma volte a ser reconhecido, porque nós que estamos em formação, e quem já é formado reconhece a importância do curso na nossa vida profissional e sabe que, sim, o jornalismo se aprende na prática, mas que tem muita coisa que vem da sala de aula que faz muita diferença na hora de se exercer de forma adequada a profissão.

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
KC - Eu procuro alinhar as duas coisas: pegar o conteúdo que aprendo em sala de aula e trazer pro meu dia a dia no estágio.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
KC - É muito bom. Quando a gente pensa em fazer faculdade, seja qual for o curso, surgem inúmeras dúvidas e ninguém melhor que os próprios estudantes pra sana-las.

Ping-Pong

100C - Time
KC - Corinthians no futebol, Chicago Bulls no basquete (meus esportes preferidos, rs)

100C - Sonho
KC - Viajar o mundo cobrindo esportes.

100C - Jornalismo
KC - Hoje a minha vida está toda em torno do jornalismo. É mais do que minha profissão. Foi graças ao jornalismo que eu conheci tanta gente legal e que hoje faz parte do meu cotidiano, sem contar os profissionais que tenho a honra de conhecer e conviver diariamente. É uma missão, talvez. Uma parte do que eu sou.

100C - 100Comunicação
KC - Uma iniciativa muito legal

100C - Passado
KC - Não volta, e serviu de lição

100C - Presente
KC - A melhor fase da minha vida, até aqui

100C - Futuro
KC - Clichê, mas o futuro é uma surpresa

100C - Livro
KC - Não tem nenhuma relação com jornalismo, mas Harry Potter e a Pedra Filosofal é o livro mais marcante da minha vida

100C - Música
KC - Eu, definitivamente, ouço de tudo, desde rock à moda de viola.

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo.
KC - Faça o que você gosta e, se o jornalismo tiver nessa lista, todas as dificuldades serão banais, pois no final, tudo vai valer a pena.

100C - Deixe três sugestões de focas que você gostaria de ver nesta seção:
KC - Pode falar com todos os que eu disse acima: Jéssica Silva, Dayane Bárbara, Mariana Fridman, Ruana Priscila, Ana Laura Soares...

CONFIRA todas as entrevistas do Espaço Foca, clicando AQUI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário