segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SEÇÃO RAIO X Nº 29 - Jucélio Salvador


Após ter retirado do “fundo do baú” o Espaço Foca, o 100C também resgatou a Seção Raio-X, onde entrevistamos os profissionais da imprensa com o objetivo de apresenta-los para que todos possam conhece-los mais a fundo (no bom sentido rs). A partir de agora, toda segunda-feira é dia de entrevista com a galera.

E nesse retorno, temos o prazer de apresentar o jornalista Jucélio Salvador (Secom/Itaquá), 38 anos, um cara nota 10 que podemos classifica-lo como “gente finíssima” ou de “altíssima qualidade”. Apesar de ter Salvador no seu nome, Jucélio é pernambucano e, atualmente, reside no município de Ferraz de Vasconcelos/SP. Detalhista e exigente consigo mesmo e muito responsável no trabalho, esse camarada se define como “alguém de gosta mais de ouvir do que falar” e, apesar de não ter a paciência como uma de suas virtudes, sabe avaliar bem as diversas situações que envolvem o dia a dia de um jornalista, assim como, reconhecer quando erra. “Nos lugares por onde trabalhei sempre fui respeitado por ser verdadeiro com as pessoas, por isso graças a Deus tenho muitos amigos e os inimigos viraram meus amigos também”, afirmou.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

100C - Nos raros momentos em que você não está na Secom, o que você costuma fazer e aonde você costuma frequentar para se divertir????
JS - Eu procuro me desligar, mesmo que o telefone não pare de tocar, com fontes querendo passar informações principalmente do mundo político. Mas fico ao lado da minha família e sempre buscamos atividades diferentes para fazer, se ficar em casa, o XBOX é meu companheiro fiel.

100C - Por que o jornalismo?
JS - Sempre fui incentivado pelo meu pai a ler e ele sempre me dizia, “não precisa ler tudo, leia o que você gosta” e eu gostava de esportes. Percebendo isso meu pai trazia toda semana uma edição da revista Placar, eu tinha uma coleção imensa. Minha matéria favorita na escola sempre foi história, ainda é até hoje, sou apaixonado por história. Tudo isso influenciou na minha escolha.

100C - Qual foi a sua trajetória no jornalismo?
JS - Comecei trabalhando num jornal chamado Realidade em Ferraz, depois fui convidado para assumir a Comunicação da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, onde fiquei de 2005 até 2010. Em 2011 fiquei a frente da Comunicação da Prefeitura de Santa Isabel. Depois passei pela Câmara de Poá e virei editor-chefe do jornal Cenário de Ferraz. Hoje estou na Comunicação da Prefeitura de Itaquá, onde modéstia parte, estamos fazendo um grande trabalho comandados pelo meu amigo Renato Ourives.

100C - O que é melhor, trabalhar em redação ou em assessoria de imprensa?
JS - Particularmente prefiro assessoria, aliás, sou da opinião de que todo jornalista tenha um período de assessoria no Poder Público, para conhecer como funciona a máquina administrativa.

100C - Qual foi a pior e a melhor pauta que você cobriu?
JS -  A pior foi o assassinato de um taxista em Ferraz, acho que no ano de 2003, eu nunca tinha acompanhado algo assim até então, foram cenas lamentáveis. A melhor foi uma entrevista com o navegador Amir Klink, o sujeito conta histórias sobre suas viagens que a gente fica de boca aberta, fora o aprendizado.

100C - Se possível, destaque três colegas do jornalismo na região que você admira o trabalho.
JS - É difícil falar apenas em 3, pois tenho tantos amigos nesse meio, mas meu destaque vai para o Renato Ourives, meu amigo e trabalhamos juntos há 15 anos. Também o Miguel Leite, hoje secretário-adjunto de Comunicação em Ferraz, um parceiro e companheiro de boas risadas e, por fim, a Carla Fiamini, uma profissional ímpar na nossa região.

100C - Qual foi a sua maior alegria e a maior decepção com o jornalismo?
JS - Como sou santista, a grande alegria que o jornalismo me deu foi cobrir a volta do Giovanni ao clube em 2010. A parte triste foram as ameaças de morte que recebi nos anos de 2004 e 2010.

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
JS - Que acerte um cachê aos entrevistados, rsrsrs, brincadeira. Seria importante ter um mural com vagas disponíveis no mercado na nossa área.

100C - Destaque um ponto positivo e um negativo do 100C.
JS - Positivo é a interação que o blog trouxe entre os colegas da região e negativo é porque não tem cachê para os entrevistados, kkk.

100C - O que você mais gosta e o que você mais odeia em assessoria de imprensa?
JS - O que eu mais gosto é a diversidade, nunca um dia é igual ao outro, não tem monotonia. O lado ruim é responder demandas de colegas despreparados, que não se preocupam em ter o mínimo de conhecimento sobre a própria pauta e fazem questionamentos absurdos, isso irrita e entristece ao mesmo tempo.

100C - Você tem algum trabalho paralelo ao jornalismo? (ex.: blog, freela, entre outros)
JS - Tenho uma coluna chamada “Painel da Câmara”, no jornal Cenário, onde conto o que acontece nos bastidores políticos de Ferraz.

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - Conte duas ou mais situações engraçadas que você passou no jornalismo.
JS - Uma vez fomos cobrir uma pauta no Palácio dos Bandeirantes e um prefeito da região querendo nos agradar me deu o cartão de crédito dele para jantarmos onde a gente quisesse. Estávamos em 4 pessoas e fomos a uma churrascaria na Marginal Tietê, comemos, bebemos, fizemos duas rodadas de quindim como sobremesa e na hora de pagar a conta, o cartão estava sem saldo. Quase lavamos os pratos.
Outra vez, um fotógrafo pegou carona com um prefeito da região para vir de um bairro distante até o Centro, no meio do caminho o camarada pediu dinheiro emprestado para o homem, desceu na mesma hora e teve que vir o caminho todo a pé.

100C - Destaque três atuais e três ex-companheiros de trabalho que você classifica como “fora do normal”, seja pela personalidade, loucura ou coisas do tipo. Explique:
JS - Atuais
- Osvaldo Birke, fotógrafo, o melhor da região, indiscutivelmente.
- Natachy Araújo, jornalista, dedicação total
- Antônio Márcio, fotógrafo, alegria em pessoa
Ex-companheiros
- Edgar Leite, esse é acima da média no jornalismo
- Thiago Gouvea, gente boa demais, perdia no PES pra mim
- Kléber Werneck, um amigão e excelente repórter de TV

Ping Pong

100C - Time
JS - Sou alvinegro da Vila Belmiro, Santos!

100C - Desejo
JS -  Ter sempre saúde determinação para trabalhar

100C - Música
JS - Gospel e Rock

100C - Jornalismo
JS - É o que me trouxe até aqui

100C - Passado
JS -Aprendizado

100C - Presente
JS - Afirmação

100C - Futuro
JS - Só a Deus pertence, tudo acontece no tempo de Ele quer

100C - Se defina em uma única palavra
JS - Amigo

100C - Deixe um recado para os alunos sonham ingressar no jornalismo.
JS - Primeira coisa é não ter preguiça de aprender, sobre tudo, todas as áreas, leia, leia muito. Dedicação, essa é a única forma de ter sucesso.

100C - Sugestão de três nomes que você gostaria de ver nesta seção:
JS - Renato Ourives, Miguel Leite e Luciano Amaral

CONFIRA as entrevistas antigas da Seção Raio-X, clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário