quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ESPAÇO FOCA Nº 11 - Tamires Vichi


Tamires Vichi de Andrade, 18 anos, é a nossa entrevistada do dia no Espaço Foca. Nascida em Jacareí/SP, onde mora até hoje, a Tamires é aluna do 2º ano de jornalismo da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), onde ela está desde o início do curso que lhe oferece proximidade de casa e da família, além da qualidade de ensino.

Com uma frase filosófica, Tamires se define como “ninguém especial, a não ser que seja especial só por ser alguém”. Está sempre em busca de crescimento espiritual, vocacional e da felicidade, além de querer fazer os outros felizes também. “Uma vez um bom amigo me disse que queria conhecer todas as pessoas do mundo, tomei essa ideia para mim também, quero conhecer e contar todas as histórias, pois todas merecem ser contadas”, disse.

A futura jornalista afirma estar sempre em contato com o jornalismo, mesmo que inconscientemente, mas quando não está estudando ou trabalhando, gosta de estar com a família, participar de projetos e movimentos que ajudem as pessoas ou que contribuam de alguma forma para a sociedade. “Isso sem falar que também gosto muito de estar perto da natureza, andar de bicicleta, ler, ouvir, imaginar e contar histórias”, ressaltou.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

100C - Porque o jornalismo?
TV - Acredito que se meu caminho não fosse pelo jornalismo estaria meio perdida na vida. Não tinha como não ser assim.

100C - Você está estagiando? Se estiver, fale onde e o que faz e por onde já estagiou.
TV - Sim. Estou na redação da TV Câmara de Jacareí. Esse é meu primeiro estágio e acabei de completar seis meses. Eu faço a produção de alguns programas da grade, como o Colaboração e o TV Câmara Entrevista. Mas ajudo no que for preciso, participo das reuniões de pauta sugerindo temas, faço as pautas, busco fontes, entrevistas e espelhos para a edição. Ah, ainda não apareço em vídeo!

100C -Você pretende continuar trabalhando com TV quando se formar ou pretende ir para outra área?
TV - Estou aprendendo muito com a TV, é um meio incrível! Tudo o que envolve o audiovisual possui um jeito muito encantador e próprio de passar informações e contar histórias. Mas amo escrever, diagramar, ilustrar, então gostaria de desenvolver mais essas características e ter experiências em jornais e revistas, impressos ou online.

100C - Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava?
TV - Não, é bem mais delicado e complexo. Possui uma relevância social muito mais impactante do que eu achava, assim como uma exigência de profissionais bem formados, capacitados e também, por incrível que pareça, muito (e mais) humanos. Acredito que agora, vendo na prática, é melhor do que eu esperava e também, mais difícil. É uma responsabilidade muito grande que nos arremessa em busca de um trabalho que contribua de alguma forma para a sociedade, que não seja apenas um empolamento de informações ou um camuflado de interesses políticos e econômicos.

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
TV - Posso citar quatro? Lílian Pereira, Magda Nathia, Carolina Kiuchi e Marina Doi. Acompanho em sala os ótimos trabalhos que desenvolvem e espero que assim continuem.

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
TV - Sim. O curso é ótimo, temos todos os laboratórios necessários, biblioteca e posso dizer que meus professores já foram causa de várias centelhas para mim!!! Uma boa universidade não é algo cheio de certezas e teorias, mas nos mostra caminhos, não traz o produto final, mas nos ajuda a criar algo que irá nos compor, ao mesmo tempo em que damos continuidade ao que nos propusemos a aprender. É o que vivo na UMC e que muito me faz bem.

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
TV - Continue. Continue contribuindo e informando tendo em vista sempre a missão de um verdadeiro jornalista, com ética e responsabilidade social. Acho que é o que eu diria para um outro colega de profissão (ou quase, já que eu ainda estou na metade do caminho).

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
TV - Maior dificuldade é a factual incerteza do futuro mercado de trabalho. Estamos no meio de uma revolução, fazendo parte da história, vivendo grandes mudanças na profissão, muito por causa das inovações tecnológicas.
Mais agradável é saber que mesmo com todos os desafios dá para fazer jornalismo de verdade, passar uma informação que possa ser importante para alguém, que possa ajudar pessoas, mesmo que da forma mais simples.

100C - Você tem algum trabalho paralelo ao jornalismo? (ex.: blog, freela, entre outros)
TV - Tenho um blog em manutenção. Já está concretizado, possui nome, características, especialização, pautas e sairá dos bastidores ainda esse ano. Acredito que quando atingir metade da graduação terei maturidade suficiente para administrar meu próprio veículo. Estou terminando o design, estudando, pesquisando e trabalhando bastante para que dê certo.

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
TV - Acredito que o diploma só não tem moral para quem não conhece o trabalho do jornalista. Está aí mais uma missão para nós.
Quanto ao salário, eu nem ligo muito, sou feliz com o que eu faço e isso realmente não tem preço. Só é preciso administrar bem e eu espero estar no caminho para essa boa administração, (risos).

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
TV - Aprendi muito na Universidade e sei que ainda vou aprender muito mais. No entanto, somos feitas para a prática, então é onde aprendemos mais, quando exercemos e a partir daí criamos novas discussões, pensamentos e caminhos.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
TV - De uma relevância muito grande, pois o espaço cria uma conexão entre alunos e profissionais. É bom falar e é muito bom ouvir. É muito necessário conhecer os alunos que amanhã irão definir a profissão.

Ping-Pong

100C - Time
TV -  São Paulo

100C - Sonho
TV -  Ser sal da terra e luz do mundo

100C - Jornalismo
TV -  Vocação

100C - 100Comunicação
TV -  De grande importância para a Comunicação Social no Alto Tietê.

100C - Passado
TV -  Aprendizado.

100C - Presente
TV -  Nova chance.

100C - Futuro
TV -  Deus cuida.

100C - Livro
TV -  Bíblia

100C - Música
TV -  É tão bom, que eu nem sei direito o que responder.

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar no jornalismo.
TV -  Gosto muito dessa frase de Juan Díaz Bordenave, um grande comunicólogo: "A Jesus de Nazaré, o mais completo comunicador da história, porque foi, ao mesmo tempo, fonte, meio, signo e mensagem", acho que essas palavras demonstram, como foi escrito, quem é "o mais completo comunicador da história" e quem devemos seguir, como devemos ser. Aos futuros jornalistas e aos que ainda sonham com essa formação, não desistam, muito menos desanimem, estamos fazendo parte de um importantíssimo capítulo da história e como ela será contada depende muito do nosso trabalho.
Claro, não se esqueçam nunca de fazer sempre o melhor que puderem. Sejam felizes por esse caminho e façam os outros felizes.

100C - Deixe três sugestões de focas que você gostaria de ver nesta seção:
TV -  Magda Nathia, Lílian Pereira e Carolina Kiuchi.

CONFIRA as entrevistas anteriores do Espaço Foca, clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário