quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ESPAÇO FOCA Nº 10 - Carolina Grillo Crica


A segunda entrevistada da nova fase do Espaço Foca é a estudante de jornalismo (4º semestre) Carolina Grillo Crica, de 21 anos, nascida na cidade de Santo André/SP, mas adotada por Mogi das Cruzes desde os seus 15 anos.

Carolina é filha única, cresceu em uma família onde os pais sempre foram muito liberais, sendo sempre preparada para enfrentar a vida sem depender de ninguém. Como o próprio sobrenome nome já diz, ela se define como uma verdadeira CRICA, persistente em tudo que faz, não desiste fácil e tem medo de levar um não, costuma levar tudo na vida até as últimas consequências possíveis.
Não tem medo de desafios ou de fazer papel de ridícula pelas coisas que acredita, pois como toda taurina, é muito teimosa e se almeja um objetivo, vai até o final, conseguindo ou não.

Quando não está na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) ou atuando na área, por meio de estágios, Carol costuma dar umas escapadas com o namorado, rumo à praia, praticar Stand UP Paddle e curtir a família, além de curtir seus 5 cachorros e 3 gatos.
Confira abaixo a entrevista completa:

100C - Você começou o curso nesta mesma universidade ou trocou na metade do caminho? Se houve troca, por quê?
CGC - Na verdade eu tentei 2 anos de Medicina Veterinária 1º ano na UNG (Universidade de Guarulhos) e o 2º ano na Anhembi Morumbi. Não ia bem nas provas, não gostava do que fazia! Não teve jeito, tranquei e fui para o jornalismo.

100C - Porque o jornalismo?
CGC - Sempre fui muito curiosa e questionadora, tudo que me ensinavam eu queria saber o motivo pelo qual estava fazendo aquilo. Nunca me conformei em saber o básico de uma história ou um fato que tenha acontecido, gosto de ir ate o final de tudo. Isso me levou até o jornalismo, não basta saber escrever você tem que ir muito além.

100C - Você está estagiando? Se estiver, fale onde e o que faz e por onde já estagiou.
CGC - Hoje não estou, mas estagiei em uma Agência de Comunicação e Marketing. Entrei para ser mídia e ajudar na revista de anúncios que a agência também tinha, mas no fim acabei fazendo um pouco de tudo, eu ficava cuidando dos projetos de sites onde eu captava dos clientes os dados para os textos (história da empresa, missão, visão, valores), eu estava cuidando da revista desde o gabarito até os textos, vendia anúncios, fotografava produtos para catálogos, quando todos saiam eu ficava atendendo os telefones e também cuidava das tabelas de entregas de projetos de clientes e das tabelas do pessoal da criação, para que assim tudo pudesse ser entregue o mais rápido possível.

100C - Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava?
CGC - Durante os meses que eu fiz o estágio eu fiquei encantada, mudei totalmente a minha visão sobre a profissão. Na faculdade quando tínhamos alguma aula prática era sempre voltado para textos de jornais e eu nunca me encaixei nisso. No início do estágio com mídia social, fiquei apaixonada, era exatamente aquilo que eu queria fazer. Quem pensa que jornalista só escreve texto para jornal e revista está enganado existem muitas vertentes na profissão.

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
CGC - Sem nenhuma dúvida destaco a Vitória Sampaio, uma das pessoas mais incríveis que conheci na UMC. Aluna esforçada e dedicada, com toda a certeza do mundo vai ser uma boa profissional e possivelmente minha sócia haha.

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
CGC - O curso de Jornalismo da UMC não deixa a desejar, tivemos no 1º ano aulas teóricas e agora no 2º ano aulas práticas voltadas para televisão, rádio e fotografia, além disso temos sempre os estúdios a disposição quando precisamos utilizar. Como em todos os cursos temos professores bons e alguns nem tanto mais sempre dispostos a nos ajudar no que precisamos.

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
CGC - A melhor sugestão que posso dar é que o trabalho do blog nunca acabe! O espaço é de extrema importância para nós alunos, precisamos ter informações vindas de profissionais da área.

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
CGC - A principal queixa que ouço é em relação a estágio, muitas pessoas não conseguem arrumar e desanimam um pouco da profissão, mas por outro lado quando trabalham na área ficam realizados.

100C - Você tem algum trabalho paralelo ao jornalismo?
CGC - Ainda não, depois que sai do estágio estou pensando em fazer um Instagram sobre treinos na academia e dieta. Mas estou focando mesmo em outro estágio.

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
CGC - Pior do que um salário de estagiário é ouvir sempre que para ser jornalista não precisa ter diploma. Eu me sinto muito menosprezada, é uma profissão de extrema importância que não é reconhecida.

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
CGC - Na prática sem dúvida, a universidade te propõe todas as ferramentas para aprender como ser um bom profissional, mas vai ser no dia a dia da profissão que você vai ver mesmo o que acontece.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
CGC - O espaço é fantástico, acaba sendo um guia para os alunos onde se tem informações de cursos e estágios, tem os posts do blog com notícias, o Espaço Foca com o Raio X do aluno.

Ping-Pong

100C - Time
CGC - Palmeiras

100C - Sonho
CGC - Realização Profissional

100C - Jornalismo
CGC -
 Vida
100C - 100Comunicação
CGC - O melhor

100C - Passado
CGC - Descobertas

100C - Presente
CGC - Aprendizado

100C - Futuro
CGC - Sucesso

100C - Livro
CGC - Jornalismo Diário - Ana Estela de Sousa Pinto (Esse livro me guiou muito na profissão)

100C - Música
CGC - Pescador de Ilusões - O Rappa

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo.
CGC - Se você tem um sonho vá atrás! E tenha sempre em mente que o caminho não vai ser fácil, mas quando você chegar no resultado final e ver que tudo aquilo que você sempre sonhou foi feito, não terá dificuldade enfrentada que irá acabar com a sua felicidade.

100C - Deixe três sugestões de focas que você gostaria de ver nesta seção:
CGC - Nada mais justo ver meus grandes mestres que me guiaram na minha profissão, meus professores: Agnes Arruda, Elizeu Silva, Hércules Moreira.

CONFIRA os outros entrevistados do Espaço Foca clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário