quarta-feira, 7 de outubro de 2015

ESPAÇO FOCA Nº 09 - Vitória Sampaio


Nessa retomada que o 100C está fazendo, depois de um ano fora de atividade, resolvemos reativar algumas seções que também faziam sucesso e que fizeram falta para a galera. Entre essas seções está o Espaço Foca, onde alunos do curso de jornalismo são entrevistados com o objetivo de serem apresentados para a galera que já atua na área.

Sendo assim, toda quarta-feira, apresentaremos um(a) foca que está se preparando para ingressar na área ou que já atua como estagiário. Nesta nova fase da seção, a primeira entrevistada é Vitoria Sampaio, 18 anos, nascida e criada aqui mesmo, na região do Alto Tietê/SP e que mora, atualmente, na pequena e aprazível cidade de Poá/SP.

Conheça um pouco da foquinha que está cursando o 4º semestre do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

100C - O que você costuma fazer para se divertir quando não está respirando jornalismo?
VS: Quando tenho um tempinho livre, costumo estar com a família e meu namorado, passeando, principalmente para conhecer lugares diferentes. Também treino e adoro correr.

100C - Quem é Vitória Sampaio? (faça uma auto avaliação)
VS: Vitoria Sampaio é uma jovem hiperativa, extremamente curiosa, gosta de saber de tudo um pouco, e se não sabe, conhece como e onde encontrar as respostas, acredita que pode mudar o mundo, começando a ser a mudança que deseja nos outros. Extremamente brincalhona nas horas certas, determinada em tratar com seriedade tudo aquilo que lhe é encarregada.
É família de segunda à segunda. Sonhadora e quase todo o tempo, vive no mundo das nuvens. Nunca deixa algo inacabado, sempre tem boa vontade em ajudar o próximo e superar a sí mesma. Para as coisas terem graça na vida dela, precisa ser algo desafiador e novo, porque não suporta o "repeteco" e "automatismo". Odeia mau humor.

100C - Porque o jornalismo?
VS: O jornalismo leva luz ao mundo, onde não há informação e conhecimento, há escuridão.

100C - Você está estagiando? Se estiver, fale onde e o que faz e por onde já estagiou.
VS: Atualmente trabalho em outra área e  paralelamente no jornal impresso da minha universidade, o Página Um.
A estrutura é localizada na própria instituição, em uma sala chamada Redação Informatizada, com computadores dedicados à escrita e diagramação.

100C - Durante esse tempo no Página Um, como você avalia o jornalismo?
VS: Sempre engrandecemos demais as coisas, não é mesmo?
Antes de começar a realizar reportagens, acreditava que o jornalista vivia nas ruas procurando por notícias, porém, as coisas atualmente não são bem assim, o telefone e a internet existem! E são muito utilizados, pois ganha-se tempo.

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
VS: Acredito que para ter sucesso nessa área é preciso de pró atividade e muito esforço, tenho duas amigas que admiro, as quais tenho certeza que terão seus lugares privilegiados no mercado, são elas, Katarine Marques e Carolina Grillo.

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
VS: Não tenho do que reclamar em relação ao conteúdo e nem desempenho dos professores, são ótimos e competentes. Temos bons laboratórios de comunicação, Estúdios de TV, Rádio, Fotografia, Ilha de Edição...

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
VS: Que o 100 Comunicação seja sempre permanente, continuando este trabalho bacana!

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
VS: Meus colegas sempre apresentam como maior dificuldade a questão de conseguir estágios na área quando não se tem um "padrinho" e como lado positivo é a any possibilidades de atuação.

100C - Você tem algum trabalho paralelo ao jornalismo? (ex.: blog, freela, entre outros)
VS: Estou sempre criando textos para amigos donos de blog e também participando de podcast.

Perguntas para quebrar o gelo:

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
VS: Não dá para eleger o pior. É muito triste. A diferença já é sentida dentro da própria universidade.
Muitas vezes você se sente desvalorizado, estudando por estudar. Quem quer ser jornalista nos dias de hoje não tem o perfil de pessoa que visa um sucesso salarial rápido e real.

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
VS: É uma somatória muito bacana! Na universidade você aprender a parte teórica, a ter uma visão humana e ampla do mundo. Na pratica você aperfeiçoa suas dificuldades e ganha muita experiência.

100C - Como você avalia esse espaço que foi criado pelo 100C voltado para os alunos de Jornalismo?
VS: Sensacional! Tanto para quem participa quanto para os leitores que tem acesso a estas informações

Ping-Pong

100C - Time
VS: SPFC

100C - Sonho
VS: Alcançar o meu ideal de sucesso profissional.

100C - Jornalismo
VS: Luz

100C - 100Comunicação
VS: Sensacional!

100C - Passado
VS: Histórias

100C - Presente
VS: Experiências
100C - Futuro
VS: Sucesso

100C - Livro
VS: Memórias Póstumas de Braz Cubas - Machado de Assis

100C - Música
VS: Metamorfose ambulante - Raul Seixas

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo
VS: Olá futuro focas!
Se você chegou até aqui, para ler esta reportagem é porque você ficou curioso, olha só! Já existe em você uma estereótipo de jornalista! (Risos).
Brincadeiras à parte, agora falarei sério.
Tenha consciência da área que você está escolhendo, como um todo, estamos falando de retorno financeiro e realização profissional. Trace metas e objetivos.
Ser acadêmico de jornalismo é maravilhoso! Você aprende a enxergar o mundo com uma visão de 360 graus, quebrando os padrões e preconceitos. Vai conhecer de tudo um pouco... Textos, filmagens, fotografias, edições...
Este é o mundo do conhecimento, é muito gratificante e realizador.

100C – Deixe três sugestões de focas que você gostaria de ver nesta seção:
VS: Minhas amigas Katarine Marques, Carolina Grillo é uma jornalista jovem que retiro o chapéu para tamanha experiência e amor que ela tem pela profissão Gabriela Pasquale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário