sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Espaço Foca nº 04 - Fernanda Santos


A quarta entrevista do Espaço Foca apresenta a aluna do 6º semestre do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), FERNANDA Cristina SANTOS, 20 anos. Moradora de Mogi das Cruzes, cidade onde nasceu. Aqui ela relata a preocupação em poder se formar na UMC que, segundo ela, está dom diversas dificuldades em relação ao curso, além da sensação de abandono da instituição com o Jornalismo, mas apesar disso, ela afirma que gosta muito do jeito que jeito que o curso é feito, Articulado por Projeto.

100C - Quem é Fernanda Santos? (faça uma auto avaliação)
FS - Fernanda Santos é uma garota sonhadora e sentimental, que busca realizar tudo o que deseja e sempre espera superar seus desafios. Sou daquelas que vai atrás do que deseja independente do quanto demore. Sou persistente e idealizadora, mas acima de tudo, sou amante, amo o que faço e as pessoas ao meu redor, minha família, meus amigos, e minha cachorrinha Mel. Procuro sempre aprender com erros e levantar diante as quedas.

100C - Por que o jornalismo?
FS - Sempre gostei de português e história e enxerguei essa mistura no jornalismo. Minha irmã é formada em Publicidade e Propaganda pela UMC e lembro de ter uns 9 anos e ir assistir as aulas de sábado com ela e ficar pertubando ela para mudar para jornalismo. Acho que a vontade começou aí...

100C - O que você espera do jornalismo?
FS - Essa é bem difícil hein... Não sei se devo esperar muito do jornalismo em si... Espero da comunicação um avanço enorme, principalmente com o crescimento do país nos próximos anos, com a Copa e as Olimpíadas. Do jornalismo em si, a utopia é sempre a mesma... Uma profissão livre, em que se possa falar sem temer os grandes. Não quero e nunca quis mudar o mundo, quero apenas fazer dele um lugar melhor!

100C - Você é estagiária da Up Press Comunicação desde quando? O que você faz lá? Esse é o seu primeiro estágio? Se não for, aonde mais você estagiou?
FS - Estou na Up há 3 meses. Aqui é uma agência de comunicação, faço parte da redação. Já estagiei no Mogi News no caderno de variedade e também em um escritório de advocacia, prestando serviço de assessoria de imprensa.

100C - Durante esse tempo de estágio como você avalia o jornalismo? É exatamente o que você esperava?
FS - Não sei o que eu esperava do jornalismo ao certo, foi como eu disse, nunca quis mudar o mundo, a opinião das pessoas. Acredito que o jornalismo é algo mutante, teve sua época de idealização, hoje vive acomodado ao interesse de terceiros. Isso é algo que realmente me deixa triste. Pra mim o jornalismo deve ser revelador, mostrar as pessoas o que poucos sabem.

100C - Se possível, destaque três colegas de universidade que você admira e que acredita que terão futuro no jornalismo?
FS - Luana Nogueira, Ariane Noronha, Larissa Murata e Luís Araújo

100C - Como você avalia o seu curso? A universidade está bem estruturada e oferece uma qualidade de ensino adequada? Por quê?
FS - O curso em si é ótimo, principalmente por ser articulado por projeto, o que nós aprender na prática enquanto estudantes. Mas, a meu ver, parece que a UMC abriu mão do jornalismo, deixando o curso abandonado. Isso acaba desmotivando os alunos e muito mais os professores, que não são reconhecidos pelo excelente trabalho que desenvolvem. Acho uma pena, caso o curso realmente não reabra, toda a estrutura dos estúdios está montada, esperando o interesse de quem queria aprender e fazer os produtos com qualidade com os equipamentos de lá.

100C - O que você acha da decisão da Justiça, via Gilmar Mendes, sobre a queda da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercer a profissão?
FS - Acho que um bom profissional, necessariamente não precisa ter um diploma para provar isso, e que algumas pessoas nascem com o dom da escrita e do senso crítico, porém, quando cai a obrigatoriedade do diploma, você deixa de poder a ética jornalística ao não contratar um jornalista. Você perde em conteúdo e em bagagem. Acredito que isso desmotivou quem queria prestar o curso naquela época e ainda interfere na decisão de alguns hoje. Sou totalmente a favor, da obrigatoriedade do diploma voltar à classe merece mais respeito!

100C - Você tem alguma sugestão para o 100 Comunicação?
FS - Acho o blog e o Facebook duas ferramentas muito importantes e rápidas. Quando mais temas polêmicos forem discutidos aqui, acredito que acrescente mais aos jornalistas que frequentam o espaço. Inclusive com um local onde possamos debater sobre diferentes opiniões.

100C - Pelas conversas que vocês alunos têm em sala de aula, na sua opinião, qual é a maior dificuldade e o que mais é agradável dentro do jornalismo para os futuros jornalistas que ainda estão em formação?
FS - A maior dificuldade é entrar no mercado de trabalho e se achar dentro de uma área do jornalismo. O mais agradável é você ver seu trabalho sendo reconhecido e ainda conseguindo ajudar alguém com alguma matéria ou divulgar um fato que pode mudar a vida de alguém.

Perguntas para quebrar o gelo

100C - O que é pior, se formar em um curso onde o diploma está sem moral nenhuma ou sobreviver com o salário de estagiário?
FS - Os dois, tá crítica a situação, rs.

100C - Em se tratando de jornalismo, onde você aprende mais, na Universidade ou na prática? Por quê?
FS - Nos dois, através dos projetos que desenvolvemos na faculdade anualmente, conseguimos aprender um pouco de cada área de atuação. Mas, é só na prática que conseguimos aprimorar e descobrir do que realmente gostamos. Acho esse espaço fantástico, mostra o jornalista enquanto pessoa, fora do seu papel social enquanto profissional.

Ping Pong

100C - Time
FS - São Paulo (ai campeonato Brasileiro sofrido!)

100C - Sonho
FS - Fazer mestrado em Análise do Discurso e conhecer novas culturas

100C - Jornalismo
FS - Paixão e dom

100C - 100 Comunicação
FS - Diferencial

100C - Passado
FS - Ensinamento

100C - Presente
FS - Viver e aprender

100C - Futuro
FS - A Deus pertence

100C - Livro
FS - Esses são vários... Gosto de Marley e Eu, por mostrar o amor puro e incondicional. Mas, hoje estou lendo "Os últimos passos de um vencedor", do José Carlos Bunnier, contando a história do José de Alencar, e estou cada vez mais admirando o ex-presidente que tivemos.

100C - Música
FS - Leoni  (sempre!), preferida: Temporada das Flores

100C - Deixe um recado para os seus amigos focas que estão sonhando em ingressar nesta no jornalismo.
FS - Não deixe os outros influenciarem na sua decisão de ser jornalista. A profissão não é fácil, o mercado é competitivo e a vida é corrida. Mas, se você tem afinidade com o curso, não vale a pena desistir por isso. Antes de começar, ouvir muito "nossa, você vai fazer jornalismo?", com um ar de desprezo das pessoas, mas nada disso me fez mudar de ideia. E, hoje estou satisfeita por ter insistido no meu sonho.

CONFIRAM as demais entrevistas do Espaço foca visitando arquivo, clique aqui!

5 comentários:

  1. Lógico que não se pode fazer a pessoa não ser sonhadora. A Fernanda busca sua realização profissional, assim como qualquer pessoa que tem um dom. Agora, é uma vergonha para esse país, uma pessoa decidir quase que sozinha o destina de milhares de outras, como no caso, a decisão da Profissão de Jornalista(leia-se)Sr. Gilmar Mendes. Fora tudo isto, o Congresso e a Câmara de deputados ficam nessa lenga lenga para aprovar a Pec 33. Quem paga o prejuizo dos profissionais? Sed a profissão não for mais reconhecida o governo tem que devolver o dinheiro gasto com as correções de direito e mais ainda, arcar com todas as consequências. É um absurdo e desrespeito ao brasileiro. Por que este juiz não cabou com sua profissão? Ora, ela só existe por causa das desavensas do povo, senão, não precisa de juizes, cadeias, advogados e uma cambada de vadios que se locupletam do erário público, em detrimento do povo brasileiro. A decisão proferida foi a favor do sistema...Querem calar a boca do quarto Poder! Até quando? Não desista Fernanda, seja uma jornalista SIM! Com idealismo, o que é difícil neste país de muitos corruptos. Seja imparcial e independente. Para isto vai pagar um preço caríssimo, porque a grande maioria da população é corrupta passiva. Vive do imediatismo, das benesses do poder. Deus que te ilumine Fernanda e que consiga seus objetivos profissionais. Parabéns pela escolha, é uma profissão bonita, respeitada e satisfatória. Você será a voz e a vez daqueles que não têm.(ARP)

    ResponderExcluir
  2. Essa é a dona Fernanda ;)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo (ARP), pode ter a certeza que desistir não está nos meus planos. Concordo com você e acho um absurdo um país tão grande como o nosso ter uma profissão tão importante sendo desrespeitada por causa de interesses pessoais ou partidários! Obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!! Seus comentários foram excelentes... Adorei a entrevista.

    Sônia Vieira

    ResponderExcluir